Ideia revolucionária: projeto de embalagem muda de cor quando alimento está impróprio para consumo
Sempre reiteramos que a embalagem tem papel importantíssimo na indústria de consumo de alimentos. Um projeto de alunos da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) apresentado e premiado durante evento de empreendedorismo realizado pelo SEBRAE propõe uma embalagem que muda de cor se o alimento estiver impróprio para consumo.
A inovação pode representar grandes ganhos para a indústria em termos de redução do desperdício alimentício, confiabilidade do consumidor e sustentabilidade.
O projeto de embalagem biodegradável desenvolvido pelo grupo, que começou a ser pensado e desenvolvido há um ano, chama-se Plasticor. A proposta é: o material troca de cor (rosado ou esverdeado) dependendo do quanto o alimento está fresco ou estragado.
A embalagem inteligente pode tanto ser utilizada para envolver produtos alimentícios para venda em prateleira, propriamente, ou para ser comercializado em fitas, à parte, para que os consumidores “testem” os alimentos antes de ingeri-los.
A estimativa do grupo de estudantes é que o desperdício de alimentos seja reduzido em até 80% – uma aposta poderosa e muito bem- vinda.
A Divamaq sempre busca novas informações e está sempre atenta às novidades do mercado. A indústria alimentícia, da qual temos grande participação, colherá os frutos de ideias inovadoras como esta, que podem revolucionar todo o segmento.