A economia circular mudou o modo de pensar a embalagem
Nas palavras da ABRE (Associação Brasileira de Embalagem), “a embalagem é uma ferramenta à disposição da sociedade que deve ser usada quando traz um benefício. Ela deve aportar ganhos ambientais, sociais e econômicos para a cadeia na qual ela está inserida”.
A economia circular move em direção à sustentabilidade o modo que se pensa e produz embalagens. Toda forma de poupar materiais e facilitar a reciclagem dos itens é muito bem-vinda, principalmente se considerarmos a dívida histórica que as indústrias têm com o meio-ambiente.
O consumidor, por sua vez, também olha com bons olhos marcas que compactuam com este viés de pensamento, fator que as vezes até determina sua escolha de compra.
Economia circular
Economia circular é um conceito que engloba manter os recursos em uso o maior tempo possível, minimizar sua disposição, recuperar e regenerar produtos e materiais em todo o seu ciclo de vida.
Dentro dessa concepção, por motivos óbvios, a embalagem tem papel fundamental: seus benefícios ambientais devem sustentar sua produção e, para isso, a indústria deve aprimorar-se e atualizar-se à medida que permitir a tecnologia.
Por isso, o mundo moderno adicionou algumas funções à embalagem além de suas prioridades primordiais (viabilizar a proteção e o transporte dos itens). O informe ao consumidor é um bom exemplo da evolução da embalagem no mundo urbano contemporâneo.
Hoje, rótulos de produtos alimentícios são de grande valia para o consumidor final, informando aos que sofrem de intolerância se o item contém glúten, por exemplo; ou se o produto é vegano, para aqueles que buscam por marcas que compactuem com estes ideais.
Contribuir para a diminuição da agressão ao meio ambiente por parte das indústrias é, como as citadas acima, uma grande função moderna das embalagens, conceito viabilizado pelo modelo de economia circular.
A indústria encontra, entretanto, diversos desafios nesse caminho. Cada detalhe modificado numa cadeia de produção exige estratégias e equipamentos que viabilizem estas ideias.
A Divamaq desenvolve com sucesso equipamentos e itens especiais, cuja finalidade é justamente facilitar adaptações de todo o tipo no modo de produção e empacotamento. Rumamos e contribuímos para um futuro sem barreiras no relacionamento indústria –consumidor.