Metodologia 5S: indústrias mais saudáveis e produtivas
O que é?
Dentre as grandes contribuições que o sistema Toyota de produção trouxe ao universo da indústria, talvez a mais impactante seja a metodologia 5S. Sua utilidade transcende o espaço profissional e modifica – quando conquista a adesão necessária – padrões de vida de uma sociedade inteira. Aliás, foi com essa finalidade que ela foi desenvolvida. Neste artigo vamos discorrer sobre a metodologia 5S de qualidade japonesa, suas vantagens e aplicações práticas.
A função primordial da metodologia 5S é impactar os profissionais de uma empresa e conscientizá-los sobre a importância de cultivar um ambiente de trabalho saudável, organizado e produtivo, com menos desperdícios de matéria-prima. Em suma: sua aplicação acarreta uma série de mudanças que acabam por separar o joio do trigo, por assim dizer, de uma organização.
A história por trás da idealização desse método é curiosa e demonstra a capacidade de sua aplicação. A técnica foi desenvolvida pelos japoneses na década de 50, quando o país tentava se reerguer após o período pós-guerra, que deixou a nação com mão de obra insuficiente, falta de alimentos, roupas e máquinas. Seu foco era a reestruturação daquela sociedade, que não podia gozar de nenhum desperdício.
O que representam os 5Ss?
O método segue cinco principais conceitos (os cinco Ss do nome, que, originalmente, são palavras japonesas):
SEIRI – senso de organização
SEITON – senso de ordenação
SEISO – senso de limpeza
SEIKETSU – senso de saúde
SHITSURE – senso de disciplina
A partir destes cinco pilares principais, a metodologia modifica a maneira com a qual o indivíduo se organiza, trabalha, se relaciona e zela por sua vida. Já imaginou os benefícios desse processo numa organização regida a partir destes mesmos conceitos?
Por que aplicá-la
hoje?
A aplicação do 5s evoluiu e, hoje, por mais que não enfrentemos um cenário
pós-guerra, precisamos dessa metodologia mais do que nunca, especialmente nas
indústrias.
A empresa é um organismo vivo e pulsante, composto por indivíduos e máquinas. O caos facilmente emerge num ambiente como este, certo? Imagine o que aconteceria se todo esse organismo agisse de acordo com algumas premissas que prezassem pela organização, melhoria contínua, boa convivência e menos desperdícios.
É justamente por esse motivo que a aplicação do 5S se mostra mais necessária do que nunca dentro das organizações: oferece um espaço de trabalho mais saudável para todos e também para a lucratividade da empresa.
Foi com base nesse conhecimento que a Divamaq decidiu implantar a metodologia 5S no dia-a-dia da empresa. Nossos focos são a limpeza, organização e especialmente no descarte de resíduos de matéria prima.
Premiações
Para incentivar nossos colaboradores a participarem dessa mudança, daremos prêmios em dinheiro para os funcionários que mais venderem sucata de matéria prima. O material quando vendido pode ser reutilizado, contribuindo para um mundo mais sustentável e também para a organização do espaço físico da Divamaq.
Faremos auditorias frequentes e pontuaremos as áreas que mais contribuírem para esta mudança na maneira que pensamos em nossos descartes.
Um ambiente profissional mais saudável significa também uma vida mais saudável fora do trabalho. Vamos dar o primeiro passo?