O que é o Sistema de Produção Enxuta (SPE) e por que ele é o futuro da indústria?
O Sistema de Produção Enxuta (SPE) é uma estratégia que traz a seus adeptos grandes vantagens competitivas sobre os que ainda seguem pelo método de produção tradicional: melhor desempenho, possibilidade de realização de uma produção mais limpa (fator mais do que relevante se considerarmos que isso contribui para reduzir os danos ambientais causados pelo setor fabril), mais organizada e, portanto, mais fluida e eficaz.
Por estes e outros motivos – que explicaremos a seguir – organizações industriais ao redor do mundo
, de países desenvolvidos e também emergentes, têm abandonado as já obsoletas formas de produzir e eleito a SPE como o futuro da produção industrial.
Valorizar atributos como custo e qualidade
Reduzir índices de desperdício, custos de produção, problemas de qualidade e atrasos na entrega dos produtos. Segundo os autores Pasqualini e Zawislak (2004), estas são algumas das melhorias provenientes da implantação do sistema.
Para atingir tal objetivo e não apenas sobreviver, mas sobressair-se em meio à competição global, a indústria se molda à própria técnica: profissionais qualificados para atuar com gerenciamento e organização de processos de produção passam a ser indispensáveis, bem como gestores preparados para coordenar estas mudanças.
No Brasil, pesquisas revelaram que até mesmo organizações relativamente pequenas como escolas de samba do Rio de Janeiro já utilizam, de certa forma, do SPE (por meio da filosofia just-in-time, uma proposta de reorganização da produção que prega que a eliminação de desperdícios potencializa consideravelmente a produção). Ou seja: o Brasil goza de boa cultura lean manufacturing, mas lhe falta ainda a aplicação prática proporcional.
Como a Divamaq pode ajudar?
O setor metal mecânico, no qual atuamos, tem se mostrado grande adepto do Sistema de Produção Enxuta, podendo inclusive, segundo alguns autores, ser considerado um dos responsáveis pelo aprimoramento das técnicas de manufatura no Brasil.
A Divamaq contribui para o sucesso da implantação do SPE em sua empresa por meio da personalização da linha de produção final (embalagem), o que flexibiliza e otimiza o processo, dois fatores indispensáveis para que os custos de produção sejam reduzidos, bem como o desperdício de materiais.
Um processo de produção mais organizado e funcional, além de sustentável, é a chave para a otimização da produção industrial moderna.